Tipos de Cabelo: Qual seu tipo, Quais são os cuidados?

O brasileiro foi criado a partir da mistura de outros povos e nações, com cores e características diferentes. Por consequência, existem vários tipos de cabelo que requerem cuidados especiais. Não há um modelo de cabelo que predomine no país todo. Esta é uma boa notícia, pois o Brasil possui uma grande diversidade. Com isso, a indústria da beleza vem crescendo e se modernizando para atender aos tipos de cabelo. Cada um com a sua necessidade.

Tipos de Cabelo

Tipos de Cabelo

Tipos de Cabelo: Liso

Hoje, muitas pessoas usam tipos de cabelo liso. Em alguns casos este não é o natural, mas sim um efeito criado pela química. Afinal, quem nunca aplicou algum tipo de alisamento no cabelo? Até mesmo os homens já passaram por esse procedimento. No entanto, existe uma parcela de pessoas que possuem os fios lisos naturalmente.

O primeiro passo para identificar qual seu tipo de cabelo natural é lembrar da época em que era criança. Enquanto ainda não recebia nenhum procedimento estético. Se naquela ocasião os seus fios eram lisos, você já terá a certeza de que está é a forma do seu cabelo.

Existem tipos de cabelo liso que apesar de não apresentarem ondulações são volumosos. Ou ficam embaraçados porque os fios mais finos podem se juntar e formar nós. Os cuidados neste caso são de hidratação com máscaras, aquelas aplicadas entre o uso do shampoo e condicionador.

Seria interessante, inclusive, usar toucas térmicas. Elas ajudam na intensificação da hidratação. Para controlar o volume, friz e pontas duplas, que são características comuns dos cabelos lisos, use produtos que sejam indicados para este tipo de incômodo. Desde o básico, como o shampoo, até cremes e cosméticos mais sofisticados.

 


Tipos de Cabelo Cacheado e Ondulado

Não adianta negar, a nossa raiz acaba entregando qual a versão original do nosso cabelo. E os tipos de cabelo cacheado e ondulado são mais comuns do que parecem. Na verdade, algumas pessoas vem aderindo a transição capilar. Que significa retirar dos fios tudo o que é química e deixar que eles cresçam com a sua performasse natural.

Cacheado natural, bonito e bem cuidado, sem salão de beleza? SIM, é possível!  ➜ Saiba Mais Agora

O que difere os cacheados e ondulados dos crespos é que o formato dos cachos são mais soltos. Em algumas situações, o início dos fios é mais liso, enquanto que somente as pontas ficam onduladas. E para promover a soltura e embalar o formato dos cachinhos, evite o uso da chapinha e instrumentos que alisem os fios.

Assim como para todos os tipos de cabelo, procure por produtos que são indicados para o formato do seu. Então, são cremes e cosméticos próprios para os fios cacheados. Assim, você estimula e nutri este estilo.

Este tipo de cabelo tende a ser mais seco. No momento da hidratação é interessante usar óleo de coco. Aplicando em toda a extensão dos fios ates do banho. Depois de 15 à 20 minutos, enxague normalmente. Utilize shampoo sem sal. E uma outra dica é misturar o leave-in com creme para modelar os cachos. Passe a mistura com o cabelo úmido.


Tipos de Cabelo Crespo

Lindos, cheios de personalidade e usados por mulheres empoderadas. Os tipos de cabelo crespo não são mais só um estilo natural. Eles demonstram a fortificação de uma cultura e a adesão à uma raiz. Aquelas que decidiram usá-los devem tomar alguns cuidados para manter a beleza dos cachos.

Neste caso, os cachos não são tão soltos. E têm um formato menor. Por isso, evite penteá-los com o cabelo seco. Isto dará mais volume e o estilo ficará mais oprimido. Para evitar o frizz, prefira os pentes de madeira. E na hora de fazer a secagem depois do banho, use uma camiseta ou tecido de algodão ao invés da toalha.

E aquelas tradicionais dicas de usar produtos próprios para o seu tipo de cabelo são medidas preciosas para manter o formato. Como: ativador de cachos, cremes para pentear, shampoo e condicionador, máscaras e etc. É bacana montar um cronograma de hidratação, se dedicando ao tratamento 2 ou 3 vezes por semana.

 

Recomendados Para Você:

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *